quarta-feira, 8 de maio de 2013

Caldo verde contra gastrite

 

Com o estomago doendo não há como sorrir com sinceridade


A couve tem propriedades cicatrizentes e reparadoras da mucosa estomacal. Aprenda uma receita de caldo verde com couve manteiga para combater a gastrite


Texto: Revista VivaSaúde Especial Gastrite/ Foto: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel
 

Além de reparar a mucosa estomacal, a couve ajuda ao combate do aparecimento do câncer
de estômago.
Foto: Danilo Tanaka
A couve, da família do repolho, é fonte de betacaroteno, transformado pelo corpo em vitamina A, além de conter vitaminas C e E. Muito recomendada para aqueles que se preocupam com a boa forma, a couve é amiga da balança. Além disso, suas propriedades cicatrizantes e reparadoras da mucosa estomacal a tornam especial na luta contra a gastrite. Fácil de preparar, sendo cozida à maneira mais tradicional, é comum ser usada também em sucos e sopas.

Aprenda a conservar melhor

É comum comprar um maço de couves e logo perceber que as folhas estão murchando e amarelando. A boa notícia é que existem formas de retardar esse processo. Por exemplo, se você optar por manter a couve em temperatura ambiente, saiba que ela dura até um dia, desde que você coloque os talos dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto. Se preferir colocá-la na geladeira, deixe-a dentro de uma vasilha tampada para que fique própria ao consumo por até uma semana. Por fim, se quiser congelar, a dica é manter a couve em saco de plástico retirando todo o ar que puder.

Caldo verde com couve manteiga

Ingredientes:
  • 450 g de batatas raladas
  • 2 xícaras (chá) de couve-manteiga cortada bem fininha
  • 1 cebola grande picada
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho socado
  • 1 folha de louro
  • 2 tabletes de caldo de legumes
  • 1 e 1/2 litro de água
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente a água, o caldo de legumes, o louro, as batatas e a couve e cozinhe até ferver. Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador.


Vou provar, depois conto o resultado!


Gracias