terça-feira, 1 de abril de 2014

Implantodontia a Serviço da Saúde


 
 
 
 
Como a Implantodontia Dentária pode ajudar você?
 

Uma das maravilhas do organismo humano é sua fisiologia, ou seja, sua maneira de funcionar. A boca tem uma funcionalidade particular, com funções além da mastigação.

Você sabia, por exemplo, que os dentes são responsáveis pela sustentação da musculatura da face?  Pois é isso mesmo. Quando os dentes são perdidos existe uma diminuição da altura da parte inferior da face, o terço inferior, que chamamos de Dimensão Vertical. Com esta dimensão diminuída os músculos modificam sua funcionalidade, ficando mais frouxos e causando flacidez muscular, por consequência rugas ao redor dos lábios e uma situação que se chama Quelite Angular, que é aquela feridinha que aparece no canto da boca, podem surgir.

A implantodontia entra nessa funcionalidade auxiliando o cirurgião dentista a refazer esta altura, reestabelecer a Dimensão Vertical de Oclusão.
 







 

Como isso acontece?

Os implantes são artefatos metálicos, de titânio, que instalados na estrutura óssea bucal, possibilitam que seja confeccionada uma prótese que devolva à boca a altura perdida.

O titânio tem afinidade pela estrutura do osso e se adere a ela, desta forma o implante fica firme o suficiente para funcionar como a raiz do dente que a pessoa perdeu, e para que seja colocada sobre ele uma prótese no tamanho certo.
 
 
 
 

Como o implante é colocado?

A colocação do implante é feita de forma cirúrgica. E a extensão da cirurgia varia de acordo com o caso.

Para colocação de um implante, a cirurgia é relativamente pequena, feita no consultório do especialista, respeitando um protocolo de medicamentos e procedimentos específicos.

Se o paciente necessitar, no entanto, de mais de um implante, casos mais complexos, logicamente a cirurgia será maior, porém respeitando também os protocolos de medicamentos e técnicos.

Mas geralmente são cirurgias simples e a tecnologia auxilia para que hoje sejam procedimentos rápidos e de recuperação muito tranquila. Porém cada caso deve ser planejado detalhadamente para que os resultados sejam os esperados.
 




                                                                             


                                                  
Dra. Carla Tolfo, Implantodontista, CRO SC 3728