domingo, 29 de junho de 2014

Dores nas Costas, não te acostumes com ela!!!!


Esta semana, que passou, foi uma semana bem difícil para a Dra. Carla Tolfo.
Porque??? Vou explicar:


Acho que esta foto explica bem.

Muitos dentistas sofrem de dores nas costas, principalmente os mais rígidos mentalmente, os mais perfeccionistas. Todo dentista é, por natureza de sua escolha profissional, minucioso e perfeccionistas, não sei se posso afirmar com tanta precisão, mas na sua maioria a classe odontológica é detalhista e perfeccionista Alguns são mais flexíveis psicologicamente, outros mais rígidos; me coloco nesta segunda categoria, e acho que por isso a tensão se instala e a dor nas costas é frequente. Digo que é minha companheira de todos os dias.

Mas tem muito que pode ser feito para amenizar esta terrível companheira. Uma delas seria morar na Bahia, onde faz mais calor que no sul. Brincadeira, mas faz muito estrago o Sr Frio. Desde a contração muscular que se observa quando se sente frio, até o peso dos casacos, coats e trenchs, que são necessários para bloquear a passagem da onda fria.
 
Bem mas além de mudar de local de moradia, que não é o caso, pelo menos não no momento, oque pode ser feito.
 
Primeira coisa que fiz foi comprar um casaco mais leve!
Segunda, estudar a ergonomia, para poder trabalhar sem me curvar e tensionar extremamente.
Terceira aprender a alongar depois dos atendimentos, principalmente os mais estressantes;
e
a mais difícil de colocar em prática para mim,
Decidir, e cumprir, por um projeto de reforço muscular através de exercícios regulares, além de fisioterapia de rotina. ( Já fiz uma vez, por mais de ano, e foi muito bom).
 
Algumas fotos da ergonomia ideal de trabalho para um dentista:
 
   

Desde que iniciei meu trabalho recordo da nominação das posições de trabalho: 
 # 9 horas: para trabalhar ao lado direito do paciente
# 12 horas: o profissional se coloca atrás do paciente
# 3 horas: ao lado esquerdo do paciente





Atenção ao posicionamento das costas, bem apoiadas no encosto do mocho, e aos cotovelos colados ao corpo, com o paciente em uma altura que facilita a posição dos braços em noventa graus, ( a profissional esta em 12 horas)



Outra forma esta sendo proposta, uma bola, ao invés do Mocho tradicional. A proposta é interessante e os depoimentos são interessantes, estou sem a referencia no momento, mas logo que conseguir posto nome, marca e contato para alguém que interessar-se.
 

Posturas Inadequadas:










Além das posturas, outros hábitos contribuem para a dor nas costas:








Enfim, é preciso cuidar das posturas que adotamos no dia a dia, porque não é só o dentista que sente dores nas costas. Cuidar o peso das bolsas e mochilas, das sacolas de mercado, dividir o peso entre os braços, não carregar muito peso, o ideal é menos que o próprio peso, a carregar no dia a dia, entre outros hábitos que são necessários.

Alongar é mais que necessário:



Somente alguns exemplos, o ideal sempre é ser orientado por quem entende de fisioterapia, de ergonomia, de equilíbrio muscular.
O que não pode é se deixar ao acaso.

Bem, inicio a semana ansiosa por saber como será a reação de minha musculatura após uma semaninha de repouso, e desejando a todos uma ótima semana!!!

Vou terminando porque ficar muito ao computador estando com dores nas costas não é boa pratica!

Boa Semana a todos!!!!